Como remover manchas de roupas coloridas?

Como remover manchas de roupas coloridas?

Nas roupas brancas, dependendo do tecido, podemos usar a Água Sanitária Candura ou fazer a pré-lavagem e o tratamento com o Alvejante White Candura Sem Cloro. Mas como podemos resolver manchas em roupas coloridas?

Tudo vai depender do tipo de tecido. O setor de limpeza tem conseguido aperfeiçoar cada vez mais suas fórmulas e hoje temos produtos específicos para remover manchas em peças coloridas. São feitos à base de água oxigenada e têm uma vantagem: podem ser misturados ao sabão em pó, o que não é indicado para os produtos à base de cloro.

Antes de usar o produto, porém, é importante fazer o teste. Aplique uma pequena quantidade numa parte escondida da peça e aguarde alguns minutos. Se não apresentar alteração na cor, pronto, o uso está liberado.

Em geral, o produto reage bem com peças produzidas em algodão; e deve ser evitado em lã, seda, couro, lycra etc.

Serve para qualquer tipo de mancha? Os resultados costumam ser melhores nas marcas resultantes de respingos de café, molho shoyo, suco etc.

Quais os cuidados necessários?

Pior do que manchar uma roupa que gostamos, é perceber que estragamos a peça de vez na hora da lavagem, certo? Para que isto não ocorra, temos que tomar alguns cuidados na hora de remover resíduos mais resistentes.

Você já deve ter ouvido ou lido sobre isso, mas não custa repetir:

  • siga as orientações da etiqueta das roupas;
  • use o produto na dosagem recomendada no rótulo do produto;
  • sempre que possível, lave a peça imediatamente, porque isso aumentam as chances de resolver o problema.

Como fazer a aplicação?

Ao fazer a pré-lavagem, é importante respeitar o tempo e ação do produto. Um dos erros cometidos é deixar o produto tempo demais no tecido, acreditando que com isso a mancha vai ser eliminada.

Mas não é o que ocorre. Lembre-se que estamos falando de uma substância química, que tem um tempo de reação. No caso do Alvejante Candura Cores em Pó, o produto deve ser diluído em água e aplicado durante 5 minutos. Para as manchas mais resistentes, repita a operação.

Atenção: a versão líquida já vem pronta para a aplicação e, no caso do produto em pó, o ideal é fazer a mistura e aplicar imediatamente. Qual a diferença? Depende mais da preferência do consumidor, porque as fórmulas são similares. Geralmente, o Alvejante Candura em Pó é usado para a remoção de sujeiras mais resistentes.

Independentemente do produto, fique atento: nunca deixe o produto muito tempo, a ponto dele secar no tecido, porque isso pode causar manchas.

Outra questão importante é sempre fazer a pré-lavagem. No caso de manchas, não tem jeito, é preciso aplicar o produto e esfregar. O que este tipo de produto faz é facilitar a remoção das sujeiras mais difíceis.

Não deixe de ler também nossas dicas sobre os cuidados com as roupas brancas

Candura
10/04/2017

Nenhum Comentário